"
A DEFINIÇÃO DO POPULISMO: OLHARES IBÉRICOS

Como pedra fundadora de um projeto multidisciplinar e plurianual sobre o populismo e a democracia constitucional, a Faculdade de Direito de Lisboa organiza uma conferência sobre “A definição do populismo: olhares ibéricos”.

Embora a reflexão académica sobre o populismo não careça de justificação, o objetivo da presente conferência consiste em discutir se o populismo significa uma mutação no regime democrático com um alcance semelhante àquela que a representação política implicou no século dezoito. Antes dessa viragem a democracia era essencialmente um termo pejorativo; depois dela, a democracia passou a ser entendida essencialmente como democracia representativa. Será que a crise da democracia que hoje se sente por todo o mundo pode encontrar no populismo um fenómeno catalisador semelhante? Será que o populismo reúne
condições para deixar de ser encarado como um fenómeno que desencadeia um indisfarçável menosprezo e tornar-se uma característica persistente das democracias modernas?

É esta a discussão que pretendemos fomentar e nada melhor para o fazer do que aprofundar o sentido e alcance do populismo através de uma reflexão multidisciplinar, que permita compreender os seus múltiplos desafios nas sociedades atuais e no contexto de crise económica que as carateriza. Uma reflexão, todavia, que pretendemos situar, num primeiro momento, no contexto cultural específico que é o nosso, isto é, o contexto ibérico de países com um passado autoritário relativamente recente.

A Conferência compreenderá dois momentos:

(i) Uma sessão plenária, com intervenções de quatro convidados, incluindo uma conferência inaugural proferida pela Prof.ª Adela Cortina;

(ii) Uma sessão em que se prevê que dois papers, elaborados por académicos especialistas nas áreas do direito, da teoria e filosofia política e das ciências sociais, sejam comentados por igual número de académicos.

Os papers apresentados na segunda sessão conferência, escritos na língua nativa dos seus autores ou em inglês, deverão ser entregues pelos Autores com a antecedência mínima de 3 (três) semanas, por forma a que os respetivos comentadores possam preparar as suas intervenções. Os papers, bem como os respetivos comentários, e bem assim as intervenções iniciais serão depois objeto de publicação em volume autónomo ou num número de uma revista editado, para esse efeito, pelos coordenadores da Conferência.

1.ª Sessão
Apresentação e moderação: Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP)

10h00 Conferência inaugural

  • Professora Adela Cortina
    Universidade de Valencia

10h30

  • Professor José Luis Villacañas
    Universidade Complutense

11h00 Coffee break

11h15

  • Professor Diogo Pires Aurélio
    Universidade Católica

11h45

  • Professora Astrid Barrios
    Universidade de Valencia

12h15 Debate

13h15 Almoço (apenas para os participantes)

2.ª Sessão
Apresentação e moderação: Professor Luís Pereira Coutinho (FDUL/CIDP)

Nota: o comentador começará por fazer uma breve exposição crítica do paper submetido pelo apresentante, num máximo de 20 minutos, a que se seguirá uma resposta deste último, em igual período de tempo, abrindo-se depois o debate.

14h30 Populismo e liberalismo

  • Professor Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra) – apresentante
  • Professor Luís Pereira Coutinho (FDUL/CIDP) – comentador

15h45 Populismo e identidade

  • Professor André Barata (Universidade da Beira Anterior) – apresentante
  • Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP) – comentador

17h30 Coffee break

18h00 Populismo e representação

  • Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP) – apresentante
  • Professor Pedro Lomba (FDUL/CIDP) – comentador

19h15 Encerramento

Catálogo

Dia 2019-12-20
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
2019-12-20T00:00:00 2019-12-20T00:00:00 Europe/Lisbon A DEFINIÇÃO DO POPULISMO: OLHARES IBÉRICOS 20 de dezembro de 2019 na FDUL FDUL ICJP

 
 
 

Documentação

black