Raquel Franco

Assistente, Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP)
Investigadora, Centro de Investigação de Direito Público (CIDP)

Interesses de investigação

Direito Lusófono - Direito Constitucional - Direito Fiscal

Perfil Biográfico

Raquel Franco é mestre em Direito – menção de ciências jurídico-económicas – pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A sua principal área de investigação é a análise económica do direito, sobretudo focada na análise comportamental e no impacto legislativo.
É assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde leciona a disciplina de Economia I. Além disso, é advogada e consultora em prática independente, exercendo também funções como árbitro do Centro de Arbitragem Administrativa, quer na área administrativa, quer na área tributária.
Anteriormente, destacam-se o exercício de funções no setor público, enquanto adjunta do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministro dos Assuntos Parlamentares e enquanto técnica da área de supervisão prudencial do Banco de Portugal.
Tem obra publicada e efetua habitualmente intervenções em colóquios e conferências nas áreas da Análise Económica do Direito e do Direito Fiscal, participando ainda, como consultora, no Projeto de Investigação para a criação de regras de legística comuns nos países lusófonos, no âmbito do Centro de Investigação em Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.