Claudio Monteiro

Professor Auxiliar, Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP)
Investigador, Centro de Investigação de Direito Público (CIDP)

Interesses de investigação

Direito do Urbanismo - Direito Administrativo - Direito Municipal

Perfil Biográfico

Claudio Monteiro é Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se doutorou, e investigador principal do respetivo Centro de Investigação em Direito Público (CIDP).  É também Juiz do Tribunal Constitucional, eleito pela Assembleia da República.

Foi Assessor Científico e Professor da Faculdade de Direito de Bissau, na Guiné-Bissau (2013-2016) e Professor Convidado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2011-2013), tendo ainda lecionado diversos cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado nos domínios do ordenamento do território e urbanismo em outras instituições de ensino superior, nomeadamente no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tanto na sua atividade docente como na de investigação científica dedica-se predominantemente ao Direito do Urbanismo, ao Direito Administrativo, ao Direito Constitucional, aos Direitos Reais e à História do Direito.

É membro e ex-Presidente da Ad Urbem – Associação para o Desenvolvimento do Direito do Urbanismo e da Construção, e membro da Associação Portuguesa de Direito do Urbanismo. A nível internacional pertence à International Academic Association on Law, Planning and Property Rights.