Ana Rita Gil

Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Interesses de investigação

Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Direito Internacional Público, Direito do Asilo e da Imigração

Perfil Biográfico

 
Ana Rita Gil é licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e Doutora em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É Professora Auxiliar Convidada do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas e Investigadora do Centro de Investigação em Direito Público. É Relatora Nacional no Projeto GLOBALCIT, sobre acesso à nacionalidade, coordenado pelo Instituto Europeu de Florença e pelo Centro Schumann de estudos avançados e national expert em diversos estudos para a Comissão e Parlamento Europeu, sobretudo sobre transposição de Diretivas em matéria de asilo, imigração, nacionalidade, direito das crianças e discurso de ódio.
 
Para além de lecionar na Faculdade desde 2020, tem uma extensa experiência de docente em outras instituições, como a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos Judiciários, o ISCTE-IUL, a Academia Militar, o Instituto Universitário Militar, a Autonoma Academy, o Instituto Diplomático, a Rede Europeia de Formação Judicial. Exerceu ainda funções de assessora do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional, de Adjunta do Gabinete da Provedora de Justiça e de Membro da Comissão de Coordenação do Mecanismo Nacional de Prevenção contra a Tortura.
 
A sua tese de doutoramento foi publicada em 2017, com o título “Imigração e Direitos Humanos”. Os seus interesses de investigação residem sobretudo nas áreas do Direito Internacional e Europeu dos Direitos Humanos, bem como dos Direitos Fundamentais.