Mensagem do Coordenador Científico

Carlos Blanco de Morais
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

Bem-vindos ao Centro de Investigação de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (CIDP). O CIDP procura estimular e promover novas orientações de pesquisa e linhas temáticas na área do Direito Público, tendo por base a vasta experiência de investigação dos docentes e investigadores da Faculdade, nas áreas da Ciência Política, do Direito Constitucional, do Direito Administrativo, do Direito Europeu e do Direito Internacional. Integrando uma das mais antigas e prestigiadas Faculdades de Direito do país e a mais importante Universidade portuguesa, o CIDP constitui o centro de investigação mais produtivo e inovador na área do Direito Público nacional, reunindo todas as condições humanas e académicas para a realização das expectativas profissionais e científicas dos seus membros e apoiando a sua afirmação e internacionalização nas várias facetas do seu percurso individual e coletivo.

Durante primeiro triénio (2012-2014) de atividade, o CIDP desenvolveu projetos de investigação em áreas cutting edge do Direito Público nacional, internacional e europeu, com o objectivo de promover estudos científicos que  abordassem temas e ângulos temáticos originais e atuais da realidade jurídica, ao mesmo tempo que incentivou o desenvolvimento de projetos com natureza interdisciplinar. Foi no decurso dos anos de 2014 e 2015 que ocorreram as alterações mais significativas da atividade do CIDP a nível de resultados científicos, bem como a sua afirmação enquanto núcleo científico de investigação inovadora. O Centro obteve, ex aequo com outra instituição, a mais alta classificação de entre as unidades de investigação portuguesas em Ciências Jurídicas no procedimento de acreditação internacional de instituições de I&D lançado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Paralelamente, neste período, foram organizados vários encontros científicos de importante projeção nacional e internacional no âmbito de projetos de investigação. Ainda neste quadro, estabeleceram-se importantes parcerias com a Comissão Europeia, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors o Istituto delle Ricerche sulla Pubblica Amministrazione e a Faculdade de Direito da Universidade de S. Paulo.

Para além destas iniciativas, a afirmação do CIDP como centro de competências na área do Direito Público e a sua internacionalização foram catalisadas pelo lançamento da revista e-Pública, indexa a importantes índices de publicações científicas como a SciELO – Web of Science e a Latindex.

Num tempo de viragem, o CIDP continua a pautar os seus novos projetos de investigação com critérios de inovação, qualidade, rigor científico e relevância internacional. O período 2016-2017 será marcado pela realização de encontros e conferências, pelo lançamento do Observatório Permanente da Administração Pública e, sobretudo, pela continuidade do trabalho rigoroso de investigação que nos distingue. O sítio do CIDP, em constante atualização, põe à disposição dos seus visitantes todos os contactos e informações relevantes sobre a vida do Centro e sobre as sua estrutura interna, divulgando e atualizando as suas iniciativas e produção científica de forma acessível e interativa. Aos que agora iniciam a sua atividade de investigação do Centro, e aos que se irão juntar a nós num futuro próximo, deixo os melhores votos de boas-vindas e de sucesso nos objetivos académicos.

Documentação

 

Estatutos do CIDP [pdf]

Carta de Ética na Investigação [pdf]

Plano Estratégico 2020-2023 PT [pdf] EN [pdf]

Plano de Atividades 2020 [pdf]

 

Relatório Cientifíco

 

Relatório de Atividades 2019 [pdf]