A realização de modificações contratuais e a aprovação de trabalhos ou prestações complementares durante a execução de um contrato público constituem um dos fenómenos mais significativos que afecta a atividade contratual das entidades adjudicantes e, simultaneamente, o princípio da concorrência que norteia os procedimentos de contratação pública.
Na verdade, a alteração das cláusulas inicialmente acordadas num contrato cuja formação foi submetida a um procedimento concorrencial pode distorcer os resultados da competição que a entidade adjudicante realizou.
No entanto, a gestão eficiente dos interesses públicos que a entidade adjudicante visa prosseguir com o contrato torna inevitável a atribuição de uma margem significativa de flexibilidade na execução contratual, o que tem conduzido a legislação europeia e a jurisprudência do Tribunal de Justiça a admitir, com uma surpreendente generosidade, amplas cláusulas de modificação dos contratos públicos que tenham sido submetidos à concorrência.
Tendo em conta o impacto que as modificações contratuais e os trabalhos e prestações complementares produzem sobre a actividade das entidades adjudicantes e dos operadores económicos que nelas contratam, importa proceder à apreciação detalhada do regime normativo que disciplina estes fenómenos de alteração superveniente dos contratos públicos.
30 de setembro | 16h30 - 20h30
1. Introdução e enquadramento do tema: o dilema entre a protecção da concorrência e a flexibilidade na execução de contratos destinados à prossecução do interesse público.
2. O regime dos trabalhos e prestações complementares:
- Âmbito de aplicação;
- As especificidades dos trabalhos e prestações de suprimento de erros e omissões;
- Requisitos qualitativos e quantitativos da execução de trabalhos e prestações complementares;
- Outras questões relativas à execução dos trabalhos e prestações complementares.
3. A relação (e a não sobreposição) entre o regime geral de modificações objectivas do contrato e o regime de trabalhos e prestações complementares.
4. O regime de modificação dos contratos:
- Fundamentos da modificação;
- Limites à modificação;
- Consequências financeiras;
- As modificações subjectivas.
5. Conclusões.
Online da plataforma Zoom
2024-09-30T00:00:00 2024-09-30T00:00:00 Europe/Lisbon MODIFICAÇÕES CONTRATUAIS E TRABALHOS E PRESTAÇÕES COMPLEMENTARES NO CCP 3.ª EDIÇÃO 30 de setembro de 2024, Online na plataforma Zoom FDUL ICJP
Orador:
- Pedro Sánchez
Documentação
black